O Militante

pcdob-no-coracao

O que deve fazer um militante do PCdoB?

1º) Militar numa das organizações de base do Partido e buscar atuar nas organizações de massa existentes na sua cidade – entidades sindicais, estudantil, populares, culturais, esportivas etc. Assim os comunistas poderão ampliar suas relações com o povo, especialmente os trabalhadores, e divulgar amplamente suas idéias avançadas.

2°) Estudar os documentos e publicações do PCdoB, as resoluções dos seus congressos e conferências e, principalmente, a teoria do socialismo científico – o marxismo-leninismo. O militante deve participar dos cursos, debates, e palestras promovidas pelo Partido e organizar o seu estudo individual. Deve fazer do PCdoB uma escola de comunismo e de solidariedade humana.

3°) Divulgar as propostas do Partido no local onde mora, trabalha e estuda. Os principais instrumento de divulgação comunista são o jornal A Classe Operária, órgão oficial do Comitê Central do PCdoB, a revista Princípios e as páginas na internet (vermelho.org.br e http://www.pcdob.org.br). O militante comunista desempenha um importante papel na comunicação do Partido com o povo. Com seu trabalho militante ajudam para que cheguem às amplas massas as idéias do PCdoB.

4°) Contribuir financeiramente com o PCdoB. É a contribuição militante que garante as condições materiais para as atividades de uma organização socialista e revolucionária. Todo filiado tem o dever estatutário de contribuir mensalmente com o Partido. Isto deve ser feito através do carnê do Sistema Nacional de Contribuição Militante – SINCOM.

O que o comunista deve ler e estudar para conhecer o PCdoB?

  • As resoluções do 11º Congresso do PCdoB
  • As resoluções do 10º Congresso do PCdoB
  • As resoluções da 9ª Conferência Nacional
  • O Programa Socialista
  • Os Estatutos do Partido
  • O documento 80 anos de luta (1922-2002)
  • O jornal A Classe Operária
  • A revista Princípios

Seja um comunista de carteirinha

banner-grabois-636x73

 Há carteiras de identidade, de habilitação, de trabalho, as que nos permitem entrar em um clube, as que nos dão desconto… O que há de comum entre elas é a função: identificar o seu portador e garantir que ele faz parte de um determinado grupo.

Com a Carteira de Militante do PCdoB, não é diferente. Ela serve para comprovar que contribuímos para manter vivo um partido de longa história, criado em 1922, com participação intensa na vida política nacional e que lutou nos principais embates da vida democrática brasileira.