O Que Queremos?

O PCdoB quer um Brasil socialista, um país verdadeiramente democrático e soberano. E acreditamos que a contribuição de cada agente revolucionário é extremamente essencial para para o triunfo do Socialismo.

Portanto, atuamos pelo êxito da promoção de mudanças. Temos a tarefa de superar os limites impostos pelo sistema para que seja possível a realização do projeto de mudanças com crescimento da economia, a afirmação da soberania nacional, valorização do trabalho e distribuição de renda, abrindo assim caminho para a construção de um novo projeto nacional de desenvolvimento superando as limitações atuais.

 programa PCdoB/CE rádio e tv

Temos consciência da nossa responsabilidade em reivindicar o resgate dos compromissos que o governo assumiu com a nação.

Nacionalmente  acreditamos que é por meio do atual governo que será possível realizar uma mudança democrática, soberana e popular no país. Atualmente não existe alternativa mais avançada e viável para se atingir, ainda que parcialmente, os objetivos maiores.

O fracasso do atual governo seria também a derrota política das forças progressistas e o caminho mais fácil para a volta das correntes políticas neoliberais e conservadoras ao governo. Por isso, o centro da tática política atual é atuar pelo êxito do governo federal na condução das mudanças e a luta por um novo projeto nacional de desenvolvimento. Este êxito será completo somente com a superação da política neoliberal e a realização do projeto mudancista.

No entanto, entre o programa do governo e o programa do Partido existem diferenças, e é natural que isso ocorra. Os objetivos dos comunistas vão muito além dos objetivos colocados pelo atual governo. Por isso, o Partido tem exercido sua independência, apresentando críticas e sugestões ao governo e tem sido o da política macroeconômica. O PCdoB defende também a autonomia do movimento sindical, estudantil e popular nas lutas por seus interesses e sublinha o papel destes movimentos para impulsionar as mudanças.